Sobre Emanuela Hora

Minha escolha pela Psicologia surgiu ainda muito nova, aos 14 anos, após me recuperar de um câncer na tireoide. Nessa época, fui cuidada por dois médicos que considero essenciais para minha escolha, pela forma diferenciada em que olhavam para o processo de adoecimento e também no que se refere ao cuidado humanizado. A partir daí, começou a despertar em mim o desejo de conhecer mais sobre a mente humana e os aspectos psicossociais que levam o ser humano a adoecer e também a se curar! Ainda na Faculdade, gostava da Psicologia Hospitalar e da Área Organizacional, porém, resolvi fazer um MBA em Gestão de Recursos Humanos em Salvador por ser mais acessível no momento. Nessa época já trabalhava com as Políticas Públicas, surgiu então o meu interesse em estudar mais sobre as pessoas em sofrimento psíquico e me especializei em Saúde Mental e Uso de Substâncias Psicoativas pela UFBA em parceria com o Ministério da Saúde.

Após 12 anos de trabalho, deixei o serviço público para me dedicar a área clínica porque senti a necessidade de “voar mais alto”, ajudar mais pessoas a serem sua melhor versão, acredito que esse seja meu propósito de vida. Fiz uma formação em São Paulo pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, me tornando Especialista Emocional. Logo após, me tornei Facilitadora do Programa Educação Emocional Positiva que integra a Terapia Cognitiva, arte-educação e Psicologia Positiva. Sempre me considerei muito resiliente e otimista e amo despertar o melhor que existe no ser humano. A Psicologia me traz a oportunidade diária de dar minha contribuição para um mundo melhor, ajudando as pessoas a viverem mais felizes, exatamente da forma como elas merecem.

Serviços Ofertados

  • Psicoterapia Individual para crianças, adolescentes e adultos
  • Psicoterapia de Grupo
  • Atelier das Emoções
  • Programa Educação Emocional Positiva
  • Palestras, Cursos e Treinamentos

Consultório de Psicologia

Sobre a Abordagem

Inteligência Emocional e Educação Emocional Positiva:

“A inteligência emocional é uma forma de reconhecer, entender e escolher como pensamos, sentimos e atuamos. Forma nossas interações com as outras pessoas e nosso próprio entendimento. Define como e por que aprendemos; nos permite estabelecer prioridades; determina a maioria de nossas ações diárias. A investigação sugere que determina ao menos 80% do sucesso em nossas vidas” (J. Freedman). Vivemos em uma sociedade com altos níveis de estresse, ansiedade e depressão, separações conjugais, conflitos familiares, insatisfação no trabalho/ desemprego e desequilíbrio financeiro. Nesse contexto, a inteligência emocional torna-se imprescindível para o alcance de uma vida mais equilibrada e feliz.

No acompanhamento psicoterápico tanto individual como grupal, utilizo de técnicas da Terapia Cognitiva-Comportamental, Psicologia Positiva e as ferramentas da Inteligência Emocional para ajudar os clientes a reconhecerem e lidarem com suas emoções, construírem relações mais saudáveis, alcançarem mais sucesso e felicidade em suas vidas. Como facilitadora do programa Educação Emocional Positiva (programa psicoeducacional que integra a psicologia positiva, educação emocional, terapia cognitiva e arte-educação) o objetivo é de instrumentalizar pais, educadores e profissionais da saúde para desenvolver neles, nas crianças e nos adolescentes, as competências socioemocionais e as habilidades para o bem-estar. O programa é desenvolvido em escolas, empresas e na clínica, auxiliando-os a lidarem com suas emoções e conviverem em um ambiente mais saudável. Se permita florescer e desfrutar de uma vida mais positiva através do autoconhecimento junto comigo!