Sobre Renata Brügger

Sempre vi minha relação com a psicologia e o trabalho que desenvolvo na clínica como grande parte do meu crescimento pessoal. Escolher a psicologia me foi natural, assim como desenvolver um trabalho terapêutico que faz sentido para mim e para cada cliente. Já durante a graduação em Psicologia, decidi pela Formação em Psicoterapia Ericksoniana, uma abordagem focada em soluções e nos recursos internos de cada pessoa. E assim, vi o desenvolvimento da minha perspectiva clínica se ampliar cada vez mais. Consegui unir meu aprendizado sobre teorias e diagnósticos acerca do sofrimento psíquico e emocional do ser humano às suas habilidades e potencialidades. A Arte Terapia veio logo em seguida, complementando minha conexão com a linguagem simbólica do inconsciente e diversificando minhas ferramentas de trabalho terapêutico.

O estudo da Abordagem Relacional Sistêmica que dá luz à Terapia Familiar e de Casal, me ajudou a desbravar as diferentes perspectivas e sentimentos que existem nos relacionamentos. Escolhi a Universidade de Winnipeg, no Canadá, onde concluí um Mestrado nessa área. Como parte do Mestrado, participei de estágios clínicos onde trabalhei com indivíduos, casais e famílias de diferentes culturas. Tive também a oportunidade de trabalhar dois anos em uma Agência chamada “New Directions” que presta serviços sociais e de saúde mental. Esse trabalho me proporcionou experienciar e desenvolver um trabalho terapêutico intenso e transformador com crianças, adolescentes e seus cuidadores, que, em sua maioria, haviam experienciado diversos traumas ligados a relações familiares conturbadas e abusivas.

Fora do Brasil, enriqueci minhas perspectivas pessoais sobre o trabalho com a dor e o potencial do ser humano. O que também me ajudou a criar uma prática de auto-conhecimento constante, onde pude observar mais de perto meu relacionamento com minha própria cultura, assim como meus valores familiares e crenças pessoais. Agora, de volta à Aracaju, fico feliz em poder compartilhar essas experiências e conhecimentos, trabalhando com o outro à medida que continuo trabalhando a mim mesma. Reconhecendo-me assim como parte dessa comunidade e buscando contribuir para o bem-estar e saúde mental dos que me procuram.

Serviços Ofertados

  • Psicoterapia Individual para crianças, adolescentes e adultos
  • Psicoterapia Familiar e de Casal
  • Psicoterapia de Grupo
  • Atendimento On-line
  • Arte Terapia
  • Palestras, Cursos e Vivências

Sala Lótus - Consultório de Psicologia

Sobre a Abordagem

A Terapia Familiar e de Casal, que também é conhecida como Terapia Relacional Sistêmica, abrange uma visão do indivíduo que inclui seu contexto familiar, relacional e cultural. A Terapia Relacional abre espaço para a busca de novas maneiras de identificar traumas, sentimentos e perspectivas que possam estar contribuindo para dinâmicas pouco saudáveis nos relacionamentos amorosos, familiares e principalmente no relacionamento com nós mesmos. Essa abordagem pode ser aplicada não só à famílias e casais, como também na Psicoterapia individual, focando no contexto relacional do cliente. Costumo descrever essa abordagem como uma grande reveladora de dinâmicas e padrões pessoais e de relacionamentos.

Dentro do meu trabalho terapêutico também se inclui a Psicoterapia Ericksoniana, que é conhecida como a “Terapia feita sob medida”, focando nos recursos internos e externos de cada cliente. Essa abordagem faz uso da linguagem simbólica do inconsciente e contribui para a consciência de novas formas de se refletir e se transformar.

A Arte Terapia também é uma das principais ferramentas que utilizo no meu trabalho terapêutico. Ela traz elementos criativos e lúdicos que despertam nossa criança interior, abrindo portas para novas maneiras de se auto-conhecer e de trabalhar questões emocionais e psicológicas muitas vezes difíceis de processar e de se colocar em palavras.

Unindo abordagens que focam na habilidade de cada indivíduo de crescer e alcançar seus objetivos, realizo meu trabalho com amor, dedicação e respeito a todos que me procuram muitas vezes trazidos por suas dores e medos. Assim, criamos juntos em Terapia, um espaço seguro, positivo e produtivo para o desenvolvimento do que há de melhor em cada um de nós.